Os alunos da rede municipal de Taubaté voltaram às salas de aula nesta segunda-feira (13), em pleno período de recesso escolar, para o início da reposição dos dias letivos perdidos durante a greve dos servidores municipais, realizada entre os dias 2 e 17 de junho.
As atividades fazem parte do calendário oficial da rede e são obrigatórias para os estudantes. Segundo a Prefeitura, além de garantir o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos por lei, o período também será dedicado à recomposição da aprendizagem dos alunos.
As aulas de reposição seguem até o dia 21 de julho para a maior parte das escolas da rede. Já outras reposições estão previstas para outubro, conforme o calendário escolar.
Ainda de acordo com o secretário, a presença dos alunos é importante porque o período não será destinado apenas ao cumprimento da carga horária.
“Tem toda uma recomposição pedagógica acontecendo. Na educação infantil, a escola também exerce um papel importante como rede de apoio às famílias que precisam trabalhar. Já no ensino fundamental, os alunos terão continuidade no plano de recuperação pedagógica”, afirmou.
Quatro escolas municipais não participam da reposição porque mantiveram as atividades durante a greve e cumpriram normalmente o calendário letivo. São elas:
- EMEI Professora Maria Pereira Santiago;
- EMEI Iardilei Viana de Aquino;
- EMEF Professor Antônio Carlos Ribas Branco;
- EMCA – Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas Engenheiro João Ortiz.
