Red Bull Bragantino e Vasco empataram em 1 a 1 na noite desta segunda-feira (14) em partida válida pela 19ª rodada do Brasileirão. Vegetti, de pênalti, marcou o gol da equipe carioca. Gustavinho empatou para o Massa Bruta.
Com o resultado, o Bragantino segue na quinta posição com 32 pontos. O Vasco é o 19º colocado com apenas 13.
Como foi o jogo
Precisou de apenas dois jogos – ou melhor, menos de 50 minutos – para Pablo Vegetti mostrar o que veio fazer com a camisa vascaína. O goleador, que fez o primeiro jogo como titular, foi derrubado dentro da área por Aderlan.
Após consulta longa ao VAR, o árbitro Anderson Daronco marcou o pênalti. O próprio camisa 99, com tranquilidade, deslocou Cleiton e chegou ao seu segundo gol em dois jogos com a camisa do Vasco, se tornando o vice-artilheiro da equipe no Brasileiro, atrás apenas de Gabriel Pec.
Apesar de jogar em casa, o Red Bull Bragantino não era dominante como vinha sendo nas últimas partidas e o Vasco teve chance de ir para o intervalo com dois gols de diferença no marcador, após chance desperdiçada por Orellano.
No último lance da primeira etapa, após cobrança de escanteio, Gustavinho pegou o rebote e acertou um lindo chute para igualar a partida e recolocar o Bragantino no jogo. Um balde de água fria no bom primeiro tempo vascaíno.
Se o Vasco estava animado no primeiro tempo, no segundo o que se viu foi um time apático e sem quaisquer poder de reação, principalmente após ir para o intervalo com a igualdade. O Bragantino foi quem buscou a virada a todo momento, mas a falta de pontaria atrapalhou o time paulista.
Enquanto o Vasco sequer chutou a gol em todos os 45 minutos finais, o Bragantino até que arriscou, com mais de dez finalizações, mas nenhuma que exigisse uma grande defesa de Léo Jardim.
Sem inspiração, o empate em Bragança Paulista ficou de bom tamanho, principalmente para o Vasco, que não jogou. Um ponto importante na caminhada para tentar escapar do Z4. Agora, são seis pontos, mas com um jogo a menos.
Próximos desafios
Só com a disputa da Série A, o Vasco volta a jogar ao lado da sua torcida, no domingo (20), às 11h (de Brasília), diante do Atlético. O clube tenta que a partida aconteça no Maracanã e entrou com um pedido de liminar na Justiça para isso. Se o confronto for em São Januário, o Cruz-Maltino seguirá sem torcedores no estádio.
Já o Bragantino que briga pelas primeiras posições do Brasileiro vai até Salvador enfrentar o Bahia, também no domingo, só que às 16h (de Brasília). Os paulistas também disputam apenas a competição nacional até dezembro.
Red Bull Bragantino 1×1 Vasco
Red Bull Bragantino: Cleiton, Aderlan (Andrés Hurtado), Léo Ortiz, Luan Patrick e Juninho Capixaba; Jadsom, Lucas Evangelista, Gustavinho (Bruninho) e Sorriso; Luan Cândido (Matheus Gonçalves) e Thiago Borbas (Alerrandro).
Técnico: Pedro Caixinha
Vasco: Léo Jardim; Robson (Pumita Rodríguez), Medel (Capasso), Léo e Lucas Piton (Galarza); Zé Gabriel, Paulinho e Marlon Gomes (Jair); Orellano (Figueiredo), Pec e Vegetti.
Técnico: Ramón Díaz
Gols: Gustavinho (52 min 1ºT) para o Red Bull Bragantino; Vegetti (31 min 1ºT) para o Vasco
Cartões amarelos: Aderlan, Juninho Capixaba, Alerrandro (RBB); Orellano, Marlon Gomes, Ramón Díaz, Léo Jardim, Medel, Zé Gabriel (VAS)