Tem início nesta quarta-feira (25) as obras da bacia de contenção de enchentes no bairro Jardim Baronesa, em Taubaté. Para execução dos serviços o trânsito na região sofrerá interdições e desvios.
De acordo com a Prefeitura Municipal, a paralisação no trânsito começa na avenida Professora Escolástica Maria de Jesus, no cruzamento da rua da Imprensa até o cruzamento da rua Marinheiro Marcílio Dias nesta quarta-feira.
Durante o dia o ônibus da linha 05 Cidade de Deus e os demais veículos seguirão no desvio nas seguintes ruas: avenida Professora Escolástica Maria de Jesus, rua da Imprensa, rua José Leonildes Monteiro e rua Marinheiro Marcílio Dias.
Já a partir desta quinta-feira (26) a interdição acontece no cruzamento da avenida Professora Escolástica Maria de Jesus e rua Marinheiro Marcílio Dias, no sentido rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), até a área da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP).
O desvio no trânsito no local deve durar cerca de seis meses, com fluxo de trânsito pela avenida Professora Escolástica Maria de Jesus, rua Marinheiro Marcílio Dias, avenida Itambé, rua Maria José da Cruz e retornando para a avenida Professora Escolástica Maria de Jesus.
Obra
A construção da bacia de contenção de enchentes no bairro Jardim Baronesa deve durar 12 meses e custará R$ 7,15 milhões.
Este é o segundo dispositivo para a redução de enchentes a ser construído em Taubaté. São dois reservatórios com capacidade para armazenar 43 mil m³ de água instalados sob as linhas de transmissão da CTEEP. As obras começam com a implantação de uma rede de 430 metros de extensão de galerias de águas pluviais.
A bacia de contenção deve permitir o escoamento das águas das chuvas de forma escalonada para evitar a ocorrência de alagamentos sentido avenida do Povo.
(FOTO: DIVULGAÇÃO/PMT)