A Vigilância Epidemiológica de Taubaté investiga um caso suspeito de febre amarela. O paciente é um homem de 52 anos, que está internado.
A cidade tem quatro casos suspeitos da doença, sendo três de moradores da cidade e um de uma pessoa de Pindamonhangaba, atendida em Taubaté.
De acordo com a prefeitura, o caso mais recente registrado é de um paciente atendido no pronto-socorro no último dia 6 e transferido no dia 7 para um hospital da cidade – a unidade não foi informada. Ele relatou ter visitado a área rural da cidade nos últimos dias. O estado de saúde dele é estável.
A prefeitura aguarda o resultado do exame do Instituto Adolfo Lutz para comprovar ou descatar a doença.
Os resultados dos exames dos outros três pacientes também ainda não foram recebidos pela administração. As pessoas já tiveram alta.
A Vigilância faz um alerta para que os moradores tomem a vacina contra a doença. Apenas 49 mil moradores foram imunizados, o equivalente a 49%.
Macacos
Também estão em análise materiais de três macacos encontrados mortos na cidade.
Desde o ano passado, foram 16 animais recolhidos. Desses, apenas um caso teve resultado positivo. Outros 12 deram negativo – e há os três ainda sem resultado.
Potim
A prefeitura de Potim descartou nesta quinta (8) febre amarela para o caso de um morador que foi internado no último dia 22 na Santa Casa de Aparecida.
De acordo com a secretaria de Saúde, o resultado do exame do Instituto Adolfo Lutz, recebido nesta quinta, mostrou que o paciente não contraiu a doença.
(Foto: Prefeitura Itaúna/Divulgação)