Em um confronto direto na luta contra o rebaixamento, o Fluminense recebe a Ponte Preta nesta segunda-feira, às 17h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O clube tricolor precisa se recuperar da derrota de 3 a 1 para o Corinthians, a segunda consecutiva na competição, e está estacionado nos 43 pontos, quatro a mais que a equipe alvinegra, embalado pela vitória de 2 a 1 sobre o Atlético-PR, mas que está na zona da degola.
Abel Braga, treinador do Fluminense, procurou mostrar aos jogadores a importância dos confrontos diretos nesta reta final. Em caso, por exemplo, o Tricolor vai medir forças, em sequência, com a Ponte Preta e o Sport
“A nossa briga é se livrar do risco de rebaixamento e precisamos afastá-lo o mais rapidamente possível. Temos dois confrontos diretos em sequência e por isso mesmo vamos para duas finais”, disse o goleiro Diego Cavalieri.
O lateral-direito Lucas faz coro ao companheiro. “Dependemos somente de nós. Estamos nessa situação e temos dois jogos em casa. É pensar jogo a jogo. A Ponte vai dificultar bastante o nosso trabalho. Ganhando esse jogo, dependendo dos resultados, acho que já eliminamos esse risco de rebaixamento”, disse Lucas.
A escalação do Fluminense será revelada apenas minutos antes do confronto, mas, mudanças devem ocorrer. O zagueiro Renato Chaves e o lateral-esquerdo Marlon retornam de suspensão e ocupam, respectivamente, as vagas de Nogueira e de Leo.
Pelo lado da Ponte Preta, o técnico Eduardo Baptista quer ver sua equipe com o espírito de garra demonstrado contra o Furacão na rodada passada.
“O Danielo Barcelos jogou vermelho de febre contra o Atlético Paranaense e até gol fez. Isso nos mostra que estamos em condições de sairmos desta situação se mostrarmos aquele poder de superação na reta final. O Fluminense tem um grande time. Complicado vencê-lo no Rio de Janeiro. Mas vamos em busca dos três pontos no Maracanã”, avisou o treinador da Ponte Preta.
Para este compromisso a Ponte Preta tem desfalques importantes. O zagueiro Rodrigo foi vetado com lesão de grau 1 no músculo posterior da coxa direita. Marllon assume o posto. Já o volante Elton, que cumpre suspensão por acúmulo de cartões amarelos, cede espaço a Jádson.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes empataram sem gols no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), em um jogo marcado pelas homenagens a João Pedro, filho de Abel, que havia morrido uma semana antes.