Mesmo muito distante, até o jogo contra o Bahia o Palmeiras falava na possibilidade de brigar pelo título brasileiro. Mas depois de dois tropeços seguidos em casa (derrota para o Santos e o empate dessa quinta), o time, quinto colocado, ficou a 14 pontos da liderança e ainda viu o Botafogo, um dos melhores do returno, acirrar a briga por uma vaga direta na Libertadores.A equipe de Jair Ventura, mesmo com investimento muito menor que o do atual campeão brasileiro, tem 43 pontos após 27 rodadas; o Palmeiras chegou a 44. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o time de Cuca ainda tem 91% de chances de ir para a Libertadores. Este percentual inclui as vagas para a disputa da fase preliminar, antes dos grupos – o Atlético-MG, o oitavo e primeiro fora da zona de classificados à pré-Libertadores, ainda está sete pontos atrás.
Quando Cuca reassumiu, o Palmeiras tinha como meta ganhar um dos títulos de mata-mata (Copa do Brasil e Libertadores) e terminar no Brasileiro com uma vaga direta à Libertadores, ou seja, no G4. Com as eliminações nas duas competições, o clube passou a considerar a possibilidade de disputar o bicampeonato nacional. Mas o time, que antes vinha de quatro partidas sem derrotas, perdeu o confronto direto com o Santos e na quinta levou o empate depois de abrir 2 a 0 em casa.
– O título já estava distante, e agora fica mais. Temos de ser realistas e, neste momento, temos de procurar garantir a vaga no G4, que é onde estamos na briga neste momento – afirmou Moisés.
A equipe de Cuca perdeu uma posição para o Cruzeiro, mas o time de Mano Menezes tem um jogo a mais e não influi na disputa por uma vaga na fase de grupos de Libertadores, pois já se classificou com o título da Copa do Brasil. Na corrida pelo Brasileiro, o Palmeiras tem apenas 1% de chances de ser campeão; Grêmio (2%), Cruzeiro (2%), Santos (4%) e Corinthians (91%) têm mais possibilidades no momento.
O Palmeiras se reapresenta nesta sexta-feira à tarde, na Academia de Futebol. O time volta a jogar no domingo, contra o Atlético-GO, fora de casa.