Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra a força-tarefa de banhistas para tentar retirar um carro de dentro do mar. A cena ocorreu por volta das 14h deste domingo, na praia do Atalaia, município de Salinópolis, no nordeste do Pará. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estiveram no local.
De acordo com informações do 13º GBM, a pick up ficou subersa devido à maré cheia, que avançou rapidamente (com amplitude 5.0).
Relatos de testemunhas à corporação dão conta de que um rapaz que estava conduzindo o veículo estacionou a pick up na extensão de areia, no final da praia, para ajudar um outro motorista que estava com o carro atolado. Durante o socorro, seu próprio automóvel foi ‘engolido’ pela água.
Mesmo com as várias tentativas de remoção, segundo o bombeiros – que temiam ter o gincho atolado -, por volta das 19h, o veículo teve perda total. Foi preciso aguardar a maré seca (baixa do mar) para concluir a remoção. Enquanto isso, os agentes isolaram a área.
O proprietário ainda não foi identificado:
“Agora vamos fazer a conferência do veículo e tentar entrar em contato com o proprietário, que o abandonou no local; e, se nós não conseguirmos, vamos repassar para o Detran fazer o levantamento dos dados e, junto com a delegacia, fazer o boletim de ocorrência para colocarmos o veículo no guincho e entregar ao dono”, informou o 1º tenente BM Rodrigo do Vale, responsável pela ação que contou com seis homens do GBM e quatro da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará e Defesa Social (Segup).
Segundo os guarda-vidas, o caso é recorrente, mesmo havendo um trabalho de prevenção com base nos horários das marés