Cerca de 4 mil presos do regime semiaberto das unidades prisionais da região serão liberados para a saída temporária do Dia das Mães, nesta quinta (11) e sexta-feira (12).
Os detentos devem retornar até o próximo dia 18 ou serão considerados foragidos da Justiça, segundo informações do Decrim (Departamento Estadual de Execução Criminal) de São José dos Campos.
O direito é concedido apenas para detentos do regime semiaberto com bom comportamento e que tenham cumprindo parte da pena. As saídas acontecem regularmente em cinco datas comemorativas: Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo.
Na Páscoa, 3800 presos garantiram o direito da saída entre os dias 9 e 15 de março, antecipado pela proximidade entre as datas autorizadas.
Entretanto, 181 detentos beneficiados ignoraram o prazo de retorno e permanecem foragidos, segundo a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária).
Na saída do Dia das Mães, cerca de 3700 homens deixam as unidades masculinas nas cidades de Tremembé, São José dos Campos e Potim; e 235 mulheres garantiram o direito de saída das unidades femininas de Tremembé e São José dos Campos.
A Polícia Militar informa que o policiamento será reforçado nas cidades até a data de retorno dos presos beneficiados.