A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na noite desta quinta-feira a tabela da Copa do Brasil e determinou duelos de ‘mata’ logo de cara para Corinthians e São Paulo. Três e quatro dias após a estreia dos dois rivais na temporada de 2017, respectivamente, eles já terão pela frente os duelos eliminatórios da primeira fase da competição. O sorteio que definiu os duelos foi realizado em dezembro do ano passado.
O Corinthians, que estreia no Campeonato Paulista contra o São Bento, fora de casa, no dia 5 de fevereiro, três dias depois terá de encarar a Caldense, também na casa do adversário, em jogo único. A situação é semelhante à do São Paulo, que abre o Estadual contra o Audax, como visitante, e depois terá de viajar para encarar o Moto Club, no Maranhão, no dia 9 de fevereiro.
Os jogos serão disputados a partir de fevereiro. Na primeira fase, com partida única, a equipe melhor posicionada no Ranking Nacional de Clubes da CBF terá a vantagem do empate para garantir a classificação, mas o confronto será na casa do time que estiver em posição inferior no ranking. Em caso de empate na segunda fase, que também terá jogo único, o classificado será conhecido na disputa de pênaltis.
Além da primeira data, que abrigará 20 embates, outros 20 duelos serão realizados nos dias 15 e 16 do mesmo mês. A segunda fase mantém o padrão de jogo único, com a disputa ficando para os dias 22 e 23 fevereiro, além de 28 deste mês e 1º de março.
No total, são 40 jogos na fase inicial do torneio, da qual não participarão os oito times classificados para a Libertadores, além de Atlético-GO, Paysandu e Santa Cruz, que só entram a partir das oitavas de final.
Essa parte só terá início no final de abril, juntamente com as disputas da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana.