A Defesa Civil de Atibaia informou que a cidade foi colocada em estado de atenção depois das fortes chuvas da madrugada desta segunda-feira (6). De acordo com o balanço parcial do órgão, ao menos 80 famílias estão desalojadas depois do destelhamento com a ventania no bairro Três Pistas e da cheia do Rio Atibainha.
Segundo o órgão, o nível do rio está 80 centímetros acima do limite da calha que é de três metros. Com isso 30 famílias dos bairros Caetetuba, Kanimar e Parque das Nações estão desalojadas. Os moradores foram levados para casa de amigos e parentes.
As outras 50 famílias são do bairro Três Pistas que, segundo a Defesa Civil, foi atingido por microexplosões – fenômeno natural em que o vento desce das nuvens em alta velocidade. Até às 13h o órgão contabilizava seis feridos com a ventania, que foram encaminhadas à Santa Casa. A unidade não informou o estado de saúde das vítimas.
A preocupação do órgão é com a chuva prevista para às 15h. De acordo com o balanço da administração, foram registrados 72 milímetros ao longo da madrugada. A média esperada para todo o mês de junho era de 56 milímetros.
“Nós esperamos uma nova pancada de chuva e que não tem hora para acabar. A calha do rio está alta, já temos famílias desalojadas, por isso a cidade está em estado de atenção. Estamos na rua desde a manhã atendendo as ocorrências”, disse o coordenador da Defesa Civil, Célio Cardinali.