O índice de homicídios diminuiu 15% no segundo trimestre de 2015 na região do Vale do Paraíba. Foram registrados 88 casos nos meses de abril, maio e junho de 2015 contra 103 no mesmo período de 2014. No ano, são 190 casos de homicídio na região. Os dados foram divulgados no último sábado (18) pelo secretário da Segurança Pública de São Paulo, Alexandre Moraes, em visita a Campos de Jordão (SP).
Só no mês de junho, a queda dos homicídios foi de 35,29%. Foram registrados 22 casos em 2015 e 34 casos no mesmo período em 2014. Outro índice na região que registrou queda foi o de roubo de carga, que teve oito registros em 2015 contra 18 casos em 2014.
Em junho, um dos casos de maior repercussão foi ligado aos dois índices em São José dos Campos, quando um empresário acusado de integrar uma quadrilha de roubo de carga foi preso por ser o principal suspeito de matar um comerciante na cidade.
O comerciante de 33 anos foi morto a tiros no dia 9 de junho enquanto abria o estabelecimento, no bairro Altos da Vila Paiva. O suspeito, conhecido como Gaúcho, foi preso no dia 17 do mesmo mês. De acordo com a Polícia Civil, ele teria cometido o crime como um acerto de contas referentes a negócios ilícitos praticados pela quadrilha de roubo de carga.
“Ambos eram sócios de uma empresa criminosa. O dono do mercado recebia mercadoria roubada de Arnóbio e houve um desacerto entre ambos que decorreu no assassinato”, afirmou o delegado José Henrique de Paula Ramos, em entrevista sobre o caso.