O Governo do Estado de São Paulo está desembolsando R$ 20 milhões na reforma de sete balsas dos sistemas de travessias litorâneas, durante o período de baixa temporada. Em São Sebastião/Ilhabela, está prevista o custeio de R$ 6,8 milhões de duas embarcações.
A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), vêm realizando diversas reformas e obras para a modernização das balsas e travessias, contabilizando um gastro de R$ 308,7 milhões desde o início do programa, em 2011. No último ano, a companhia utilizou de R$ 26,8 milhões, para a reforma de 13 embarcações.
Entre balsas reformadas está a FB-20, que retornou a travessia São Sebastião/Ilhabela, em fevereiro deste ano, somando mais R$ 5,3 milhões, gastos somente com essa embarcação. Mas o que vemos repetidamente são reclamações sobre a demora na travessia e outros problemas que levaram um grupo a entregar um abaixo-assinado ao Ministério Público.
Para que as reformas previstas em setes balsas aconteçam e não afetem as travessias, o Governo está promovendo um deslocamento de embarcações, reduzindo o número de balsas no Litoral Norte de sete na alta temporada, para seis durante o período de baixa.
Ainda em março, a balsa FB-30 (R$ 2,9 milhões) saíra para reforma, com retorno previsto para agosto, e a FB-18 será transferida para a travessia Santos/Guarujá. Quem chega para auxiliar no transporte de passageiros é a FB-14, vinda da travessia Guarujá/Bertioga, permanecendo seis embarcações.
No segundo semestre, está prevista a reforma do FB-20 (R$ 3,9 milhões), que será substituído pela FB-30, retornando da recém-modernização. O sistema deve normalizar com sete embarcações somente em dezembro, com o término de todas as restaurações.