As rajadas de vento de mais de 70 km/h registradas em Porto Alegre chegaram a deixar 140 clientes sem energia elétrica nesta segunda-feira (26), conforme divulgou a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), no começo da madrugada. O número foi reduzido para 46 mil durante a manhã. No Litoral, os ventos chegaram aos 86 km/h, em Mostardas, no Sul do estado, e aos 65 km/h em Tramandaí, no Norte gaúcho.
As áreas mais afetadas pela falta de luz são as cidades de Porto Alegre (13 mil), Viamão (13,5 mil ) e Alvorada (3 mil) , na Região Metropolitana da capital, e Pelotas (3,1 mil) e Canguçu (3 mil), no Sul do estado.
Uma frente fria deve provocar ainda mais chuva no estado, deixando o tempo fechado nesta segunda. O sistema avança devagar, mas deve se espalhar por todas as regiões até o final do dia.
Na metade Norte do estado pode chover de forma isolada, mas sem atingir todas as cidades. Na Serra podem ocorrer pancadas mais fortes de chuva no final da tarde, com a possibilidade de temporal isolado. Na Fronteira com o Uruguai tem também o risco de chuva mais forte ou temporais.
O calor deve continuar nesta segunda, com máximas de 36°C na região Oeste do Rio Grande do Sul, e 35°C em Porto Alegre.