A Justiça Federal condenou cinco homens por envolvimento na explosão de caixas eletrônicos em um shopping de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. O crime aconteceu em março do ano passado e outros dez suspeitos de participarem do crime foram mortos pela polícia em um cerco no litoral. As penas dos condenados variam de 7 anos e meio a 10 anos e 8 meses de prisão.
No assalto, que aconteceu no Serramar Shopping, o grupo invadiu o local durante a madrugada, rendeu funcionários e seguranças e roubou armas e coletes à prova de balas. Eles arrombaram a porta de ferro que protegia o acesso aos caixas eletrônicos e explodiram seis equipamentos. Eles roubaram R$ 283,6 mil dos caixas e ainda assaltaram três lojas.
Depois do assalto, a quadrilha se perdeu e acabou em uma área de mata perto da Serra do Mar, no bairro de Poço das Antas. As polícias militar e civil montaram um cerco na região na tentativa de capturar os criminosos e nos dias seguintes ao crime trocaram tiros com os criminosos diversas vezes.
Sete suspeitos foram mortos e dois foram detidos em Caraguatatuba. Parte do grupo ainda conseguiu fugir para Biritiba-Mirim, onde mais três foram mortos pela polícia e outros três foram presos. Toda ação contou com 450 policiais, entre civis e militares, durante quatro dias. Também foram usados helicópteros.
O julgamento dos cinco homens detidos foi realizado no fim do maio e todos eles foram condenados por roubo qualificado. Eles irão cumprir suas penas, que somadas chega a 47 anos de prisão, em regime inicialmente fechado.