Cerca de 120 alunos das escolas Caloi, Payão, Ana Fausta e André Freire, de Guaratinguetá, foram nesta segunda-feira (18) visitar a exposição “Mickey 90 Anos”, sediada no shopping JK Iguatemi e organizada pela ONG “OrientaVida”. Porém, conforme relato da nossa diretora da escola Caloi, Jozeli Gonçalves, eles foram barrados de entrar no shopping por uma pessoa que se identificou como Beatriz.
A nossa diretora Jozeli explicou que eles iriam almoçar no shopping e que levaram dinheiro para isso, mas a Beatriz disse que não tinha lugar na praça de alimentação e falou pra eles irem na lanchonete da esquina, que é “baratinho”. Ainda disse que no shopping não tinha nada apropriado para as crianças, e que a praça de alimentação estava lotada.
A diretora da Ana Fauta, Adriana Fagundes, também relatou que as crianças da sua escola queriam ir em uma área verde do shopping para conhecer o espaço, mas disseram que o shopping não tinha essa área e que era para eles irem no Parque do Povo, porque o shopping é “elitista”.
Depois disso, a Jozeli e Adriana fizeram contato com a secretária da educação Elizabeth Sampaio, que entrou em contato com a ONG para conseguir liberar a entrada das crianças. Ao entrar no shopping nossas diretoras e coordenadores viram que a Praça de Alimentação tinha espaço pra abrigar os alunos e que existia a área verde que as crianças da Ana Fausta queriam visitar.