Após a renúncia do deputado Vinícius Camarinha (PSDB), que assumirá a prefeitura de Marília, Ortiz Júnior (sem partido) tomará posse na Assembleia Legislativa de São Paulo no próximo dia 6 de janeiro. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo na última segunda-feira (23), assinada pelo presidente da Assembleia, deputado André do Prado (PL). Ortiz, que foi o primeiro suplente da federação PSDB/Cidadania na eleição de 2022, deve ocupar a vaga deixada por Camarinha.
O ex-prefeito de Taubaté está ciente de que enfrentará uma batalha jurídica, uma vez que o PSDB pretende entrar com uma ação eleitoral para cassar seu mandato por infidelidade partidária. O partido argumenta que a vaga na Assembleia deve ser ocupada por Damaris Moura Kuo (PSDB), a segunda suplente da federação.
Ortiz, que se filiou ao Republicanos em 2024, mas teve sua filiação ao PSDB anulada pela executiva nacional da legenda, celebrou a convocação e ressaltou sua intenção de representar Taubaté e a região do Vale do Paraíba, focando em temas como infraestrutura, turismo e segurança.