Aos 34 anos, Marcelo terá a chance de voltar a jogar no Mineirão com a camisa do Fluminense, após 17 anos. Entretanto, o camisa 12 volta a pisar no maior estádio de Belo Horizonte depois de nove anos do jogo que ninguém gostaria de lembrar.
Marcelo era titular da equipe de Luiz Felipe Scolari na Copa do Mundo de 2014, quando o Brasil sofreu o maio vexame de todos os tempos ao levar de 7 a 1 da Alemanha, nas semifinais do Mundial. Antes disso, o defensor tinha boas recordações pelo Tricolor.
E o Cruzeiro foi vítima de Marcelo. Em 2006, o Tricolor venceu a Raposa duas vezes pelo placar de 3 a 2, jogando no Mineirão. Na partida válida pela Copa do Brasil, o lateral de uma assitência. Enquanto no triunfo pela Série A do Brasileiro, ele deixou sua marca. O time mineiro ainda foi vítima de Marcelo na mesma Copa do Brasil. No jogo do Maracanã, o Fluminense venceu por 1 a 0 com gol do então jovem jogador, que em seguida seria negociado com o Real Madrid-ESP, onde fez sua carreira e tornou-se um dos maiores campeões do planeta.
Ao todo, Marcelo jogou seis partidas no Mineirão, sendo quatro pela Seleção Brasileira e as duas pelo Fluminense diante do Cruzeiro. Desde que chegou ao Fluminense, Marcelo participou de seis partidas e marcou um gol, na final do Campeonato Carioca, diante do Flamengo.
No Brasileiro, o camisa 12 atuou fez sua estreia no último jogo do Flu, no clássico contra o Vasco.Ao todo, Marcelo tem 57 jogos e nove gols pelo Fluminense. Pela Seleção Brasileira, ele soma 58 jogos e seis gols. Um desses, o pior jogo da história da equipe canarinho. Infelizmente, o craque da lateral esquerda nunca vai esquecer a partida no Mineirão.