Na Avenida Paulista, região central de São Paulo, manifestantes se reuniram no fim da tarde no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) para pedir a prisão do petista. Eles foram convocados pelo grupo “Vem pra rua”.
Os dois sentidos da Paulista chegaram a ficar bloqueados pelos manifestantes, que levaram bandeiras do Brasil, bonecos de Lula com roupa de presidiário e um caixão com a estrela do PT. Por volta de 19h40, o grupo se espalhava por vários quarteirões nas proximidades do Masp, e o trânsito permanecia bloqueado. A manifestação, que contou com apresentação do cantor Paulo Ricardo, começou a dispersar com a chuva por volta de 21h e terminou por volta de 21h30.
Na quarta-feira (4), o STF vai julgar pedido da defesa de Lula para que ele não seja preso pela condenação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso do triplex em Guarujá. A defesa argumenta que, segundo a Constituição, o reú só pode ser preso após o caso ser transitado em julgado, quando não cabe mais nenhum recurso.
Condenação
Em fevereiro, por unanimidade, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve a condenação de Lula determinada pelo juiz federal Sérgio Moro e ampliou a pena de prisão do ex-presidente de 9 para 12 anos.
Lula foi acusado pelo Ministério Público de receber propina da empreiteira OAS. A suposta vantagem, no valor de R$ 2,2 milhões, teria saído de uma conta de propina destinada ao PT em troca do favorecimento da empresa em contratos na Petrobras. Segundo o MP, a vantagem foi paga na forma de reserva e reforma do apartamento triplex no Guarujá, cuja propriedade teria sido ocultada das autoridades.
Foto: Nelson Antoine/Estadão Conteúd