A onda de calor que deve se estender ao menos até a primeira semana de março deve fazer com que boa parte do Brasil tenha um carnaval de muito calor.
Mesmo as capitais que não devem ser atingidas diretamente pelo fenômeno têm previsão de dias de folia muito quentes.
Veja abaixo como fica o tempo nas capitais com as maiores festas de carnaval:
São Paulo, que deve ser bastante impactada pela onda de calor, a previsão é de um carnaval com termômetros até 34°C. Segundo a Climatempo, a tendência é de dias com muitas horas de sol for e pouca chuva.
O Rio de Janeiro, apesar de se enquadrar somente na área de calor intenso, com 3ºC a 5ºC acima da média para o período, também deve ter dias de muito sol e calor durante a folia. As máximas podem chegar a 38°C no fim de semana e não há previsão de chuva.
O carnaval de Salvador também será de muito calor. A previsão é de máxima de até 32°C e bastante sol, mas há possibilidade de pancadas de chuva.
Em Recife, as máximas devem ficar na casa dos 30°C com sol e nuvens em boa parte dos dias. Há possibilidade de pancadas de chuva durante o dia e também à noite ao longo do carnaval.
Nova onda de calor
De acordo com a Climatempo, a nova onda de calor deve ter início na sexta-feira (28) e se estender ao menos até 5 de março.
Esta é a quinta onda de calor que registrada no país neste ano. Três delas impactaram exclusivamente o Sul do país e uma elevou as temperaturas no Sudeste e no Centro-Oeste. A quinta deve atingir parte do Centro-Sul.
Ao menos sete estados devem ser atingidos pela onda de calor nos próximos dias (veja no mapa abaixo):
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso