OEA não reconhece reeleição de Nicolás Maduro na Venezuela!
Nesta terça-feira (30), a Organização dos Estados Americanos (OEA) declarou que não reconhece o resultado das eleições na Venezuela, onde o presidente Nicolás Maduro foi reeleito. A organização alegou que Maduro manipulou os resultados eleitorais e desrespeitou a vontade do povo venezuelano. Segundo a OEA, a vitória de Maduro não merece confiança nem reconhecimento democrático.
Por outro lado, o Partido dos Trabalhadores (PT), do Brasil, reconheceu a vitória de Maduro, descrevendo o processo eleitoral como uma “jornada democrática e soberana”. O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que Maduro continue o diálogo com a oposição. Em nota, o PT afirmou que “seguirá vigilante” para contribuir com a resolução dos problemas da América Latina e Caribe, evitando violência e ingerência externa.
Enquanto isso, o presidente Lula ainda não se manifestou sobre o apoio a Maduro e deve manter uma posição neutra até que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, controlado pelo regime chavista, divulgue os dados completos das eleições.
Ao contrário do Brasil, pelo menos 10 países das Américas não reconheceram o resultado das eleições na Venezuela, exigindo maior transparência na apuração dos votos.
- Informações da Redação da Metropolitana