As 528 famílias contempladas com uma unidade habitacional no Residencial Colônia Paraíso I e II já receberam as chaves das novas moradias. O empreendimento, no Parque dos Ipês, zona sul de São José dos Campos, é o primeiro construído na cidade por meio do programa do governo federal, Minha Casa, Minha Vida para quem vive com renda familiar mensal de até R$ 1.600.
A cerimônia de entrega das unidades ocorreu em uma estrutura montada na área externa do conjunto habitacional. Depois de 17 anos aguardando na fila da habitação, Tânia Valéria Gomes finalmente conseguiu colocar as mãos nas chaves da casa própria. Mãe de cinco filhos, sendo dois com necessidades especiais, a faxineira pagava R$ 650 de aluguel por mês em uma pequena casa no Bairrinho, zona leste da cidade.
“Passei anos esperando, mas nunca perdi a esperança de ter esse meu sonho realizado. Não conquistei apenas uma casa nova, é uma vida nova que terei aqui dentro com os meus filhos”, disse Tânia.
Os 528 apartamentos do residencial Colônia Paraíso I e II possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O conjunto está equipado com interfone, água e luz em nome dos proprietários. Um sistema de telefonia por wi-fi está à disposição dos moradores que queiram fazer assinatura.
Todas as famílias que vão morar no Colônia Paraíso estão recebendo apoio da Prefeitura, que contratou uma empresa especializada em orientação e suporte social para atender as necessidades individuais e coletivas dos futuros moradores. Atualmente o município conta com mais de 4 mil unidades em construção pelo programa Minha Casa, Minha Vida.