Hoje, 4 de março, Dia Internacional da Conscientização do HPV (Papilomavírus Humano), quero chamar a sua atenção para o assunto, tendo em vista ser o HPV o principal causador do câncer de colo de útero e também um dos responsáveis pelos cânceres de cabeça e pescoço e de pênis.
Separei alguns pontos importantes:
– O HPV é uma Doença Sexualmente Transmissível e uma das formas de prevenção é o uso de preservativo na relação sexual.
– A vacinação é outro meio de prevenção e muito eficaz. No Brasil, a vacina contra o vírus do HPV é fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2014. Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem tomar a vacina gratuitamente no SUS.
– O diagnóstico precoce por meio do exame Papanicolau e o tratamento adequado reduzem os riscos do desenvolvimento do câncer. Pelo menos uma vez ao ano, procure sua ginecologista. O Papanicolau detecta as lesões que quando tratadas adequadamente, não evoluem para o câncer.
– Atualmente cerca de 75% dos casos de câncer de colo de útero que chegam ao Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp) estão em estágio avançado da doença e, por esse motivo, a taxa de mortalidade é muito alta.
– O HPV também é transmitido pelo sexo oral desprotegido podendo ocasionar o câncer de cabeça e pescoço. No Instituto do Câncer a incidência do câncer cervical é maior em mulheres jovens, ocorrendo em 51% dos casos na faixa-etária de 31 a 50 anos.
– 80% da população sexualmente ativa poderá entrar em contato com o HPV ao longo da vida. Previna-se!
Fonte: Icesp