A Prefeitura de Taubaté receberá hoje, até as 14h30, os envelopes com as propostas das empresas interessadas em assumir o serviço da Zona Azul no município pelos próximos cinco anos.
A previsão é que os envelopes sejam abertos às 15h. Na sequência, a sessão será suspensa para a análise da documentação das empresas, que irá definir as habilitadas, que seguirão na disputa.
O edital prevê que, durante os cinco anos de contrato, a concessionária arrecadará R$ 16,93 milhões, ou R$ 282 mil por mês.
Vencerá a concorrência a empresa que oferecer à prefeitura o maior repasse. O percentual mínimo é de 10% — ou seja, R$ 28,2 mil por mês.
A previsão é que o contrato seja assinado até agosto. Após a definição, a empresa terá 60 dias para iniciar a operação do estacionamento rotativo.
Mudança. Desde o dia 17 de outubro de 2013 o sistema está suspenso no município, já que o contrato com a empresa Serttel venceu e não poderia ser prorrogado.
Na época, a interrupção foi alvo de críticas de motoristas, pois a oferta de vagas no centro de Taubaté ficou escassa. Além disso, a pausa na cobrança possibilitou a proliferação de ‘flanelinhas’ e prejudicou o comércio, segundo avaliações da Acit (Associação Comercial e Industrial de Taubaté) e Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté).
Nessa retomada, o valor da tarifa ficará 25% mais caro: vai passar de R$ 1,20 a hora, como era cobrado até o ano passado, para R$ 1,50 a hora.
Expansão. Outra novidade será a expansão do número de vagas de estacionamento rotativo, que aumentará cerca de 70%: de 1.240 para 2.100. Com isso, o sistema deve ser ampliado para o ‘centro expandido’.
Segundo o edital, o perímetro em que o serviço será implantado é definido pelas ruas Capitão Cirilo Lobato e Gastão Câmara Leal, ao Norte, e avenidas Tiradentes e Walter Thaumaturgo (avenida do Povo) e rua Voluntário Pena Ramos, ao sul.
A leste, o perímetro vai até as avenidas Nove de Julho e Granadeiro Guimarães. A oeste, o limite será até as avenidas Desembargador Paulo de Oliveira Costa e Juca Esteves.
Das vias citadas no perímetro, algumas, como as avenidas Tiradentes e Nove de Julho, não possuem áreas para estacionamento e dificilmente devem passar a contar com a Zona Azul.
Outras vias importantes, como a Rua Humaitá, Praça Comendador Marcelino Monteiro (a Praça do Bom Conselho), um trecho da Avenida Walter Thaumaturgo (Avenida do Povo) entre os cruzamentos com a rua Marechal Arthur da Costa e Silva e a rua Dr. Emílio Winther, a Rua Silva Jardim, a Praça Santa Terezinha e a Rua Armando Sales de Oliveira podem passar a ter estacionamento rotativo.
Das 2.100 vagas, 1.800 serão para veículos de passeio, carga e descarga e caçambas. Já as outras 300 poderão receber motos.
Para concluir a implantação do sistema, a estimativa é que a empresa terá que investir pelo menos R$ 1,53 milhão.