Uma coruja gigante, considerada extinta, foi fotografada na natureza pela primeira vez em 150 anos por cientistas que trabalham em Gana, na África.
O Shelley’s Eagle Owl foi avistado e registrado por Rob Williams e Dr. Joseph Tobias no cume Atewa.
É o primeiro avistamento confirmado desde a década de 1870. A coruja gigante foi descrita pela primeira vez em 1872 a partir de um espécime obtido de um caçador local em Gana.
Do tamanho de uma águia
As corujas-águia de Shelley têm olhos pretos característicos, bico amarelo e são enormes em tamanho, o que em combinação exclui todas as outras corujas da floresta africana.
“[Esta] era tão grande que no início pensamos que fosse uma águia”, disse Tobias .
“Felizmente, ela se empoleirou em um galho baixo e, quando erguemos nossos binóculos, nosso queixo caiu. Não há outra coruja nas florestas tropicais da África tão grande.”
Apesar de ver o pássaro por apenas 10-15 segundos, Williams e Tobias conseguiram tirar fotos suficientes para identificá-lo.
A few days ago, @ja_tobias and I found and photographed Shelley’s Eagle-Owl on the Atewa ridge in Ghana. First modern documented record for Ghana and first field photo of the species. pic.twitter.com/9CpY9ZqiNB
— Rob Williams (@robsrw) October 21, 2021