Moradores da Vila Betânia, em São José dos Campos (SP), protestam, na noite desta quinta-feira (8), na Câmara contra o corte de 430 árvores de uma área verde do bairro, que fica na região central da cidade. No local será construído um estacionamento.
Os moradores pedem o apoio dos vereadores para que a retirada das plantas seja barrada – ela já foi aprovada pela prefeitura e pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Não há nenhum projeto no Legislativo relativo ao caso. Um grupo de moradores seria recebido pelos parlamentares após a sessão. Uma reunião para discutir o corte deverá acontecer no domingo.
A área particular, localizada na Praça Penelupp Filho, tem quase nove mil metros quadrados e 430 árvores, entre elas abacateiros e mamoeiros. Pela proximidade com a avenida Tivoli, o local é conhecido pela comunidade como Bosque da Tivoli. Segundo a Cetesb, a área não é de preservação ambiental nem tem exemplares ameaçados de extinção, por isso a retirada das árvores foi liberada.
Contudo, os moradores apontam prejuízos com a remoção. Para Nelben Azevedo, empresário de 61 anos, o corte deve afetar o clima da região. “Estamos lutando para preservar o bosque, porque ele é um dos últimos pulmões de São José. Ele auxilia no combate ao calor da cidade. É uma região muito rica que gera muita qualidade de vida para a população”, afirma.