Recomendação de uso de ‘roupa discreta’ foi excluída após revisão do material. Cartilha pede que os passageiros evitem pontos isolados e dormir nos coletivos.
As empresas de ônibus de São José dos Campos começam a distribuir para os passageiros, a partir desta quarta-feira (14), a cartilha com orientações para evitar assaltos nos coletivos. Após a polêmica envolvendo um dos itens, que pedia que os usuários do sistema usassem ‘roupas discretas’, o item foi suprimido. A BusVale, consórcio que representa as empresas, justificou apenas que o material divulgado na última semana era uma versão preliminar da cartilha e que foi submetido à edição.
A informação sobre a impressão e distribuição das cartilhas foi divulgada pelas empresas no último dia 6. A intenção é frear os assaltos nas linhas, com foco no comportamento dos usuários. A cartilha dá dicas do que deve ser evitado nos ônibus e pontos.
Segundo o Sindicato dos Condutores, 16 assaltos foram registrados somente em fevereiro deste ano – em uma das ações, um cobrador foi morto. Em todo ano passado aconteceram 15 assaltos.
O documento que começou a ser distribuído traz dicas como: não cochile ou se distraia com conversas ou leituras, desconfie de estranhos, desconfie de esbarrões, fique longe da catraca, evite pontos de ônibus isolados à noite, entre outras.