Um Brasil 100% sob o comando do técnico José Neto, que foi multicampeão com o Flamengo entre os homens. Na primeira competição com o treinador, a seleção feminina de basquete venceu o Paraguai, nesta quinta-feira, por 81 a 37, no Coliseu Eduardo Dibós, em Lima, e chegou a três vitórias em três partidas nos Jogos Pan-Americanos. Mas, no jogo desta quinta, o time abusou dos erros – acertou 40% dos chutes. De bom, ver a novata Stephanie, 19 anos, 1,98m, solta em quadra – foi a cestinha, com 15 pontos. Nesta sexta-feira, às 20h (de Brasília), o Brasil enfrenta a Colômbia pelas semifinais.
A seleção brasileira chegou ao jogo contra o Paraguai com o primeiro lugar do Grupo A garantido depois das vitórias sobre o Canadá (79 a 71) e Porto Rico (64 a 58). Isso porque, se tivesse perdido para as paraguaias, sairia da fase de classificação com duas vitórias e uma derrota. Mesma campanha que poderia ser alcançada por Porto Rico ou pelo Canadá, que se enfrentam ainda nesta quinta, às 23h (de Brasília). Mas o Brasil ficaria à frente de qualquer um dos dois, no critério de desempate, confronto direto.
A equipe perdeu a pivô Aline logo no jogo de estreia – ela rompeu os ligamentos do joelho direito e terá de ser operada. Com isso, o Brasil disputa o restante do torneio com 11 jogadoras.
O jogo
Com Débora, Raphaella, Isabela, Clarissa e Tati no quinteto titular, e a experiente pivô Érika no banco, a seleção brasileira demorou pouco mais de um minutos para abrir o placar. Antes de Clarissa marcar a primeira cesta, com 8min51s por jogar, Débora (tiro de três pontos que deu aro), Tati (dois lances livres desperdiçados), a própria Clarissa e Raphaella tinham falhado na tentativa de tirar o zero do placar. Mas, com um jogo mais sólido, principalmente dentro do garração, o Brasil impôs 21 a 10 no primeiro período.Na volta ao jogo, as paraguaias chegaram a marcar três pontos, com Paola Ferrari, mas a seleção seguiu ampliando. Até a metade deste período, enquanto oito jogadoras tinham pontuado para o Brasil, apenas três do Paraguai anotaram pontos: Peralta, Ferrari e Caraves. José Neto pôs em quadra a promessa Stephanie, pivô de 19 anos e 1,98m. Mesmo liderando desde o início, a equipe nacional errava muitos arremessos de quadra. Nada que fizesse diferença diante da fragilidade do time do Paraguai. Fim do segundo quarto, e o Brasil venceu por 35 a 22.