O nome do pintor e escultor espanhol Pablo Picasso apareceu entre os assuntos mais comentados no Twitter no mundo neste domingo (24). O motivo: ter sido confundido com o pintor brasileiro Romero Britto. A autora da “pérola” foi a estudante e moradora de Sorocaba (SP) Vitória Moraes, de 15 anos, conhecida como a youtuber Viih Tube.
O vídeo foi postado em janeiro de 2015, mas só viralizou agora. Nele, Vitória fala sobre o material escolar que comprou para começar o primeiro colegial. “Um dos cadernos que eu mais gostei foi este, que é do Picasso. Eu amo essa pintura e acho muito diferente”, disse a youtuber, ao mostrar uma capa com o desenho de um gato estilizado no traço característico do pintor brasileiro. “Poucas pessoas comprariam esse caderno. É uma cultura bem legal e eu acho bem bonito, então eu amei”, continua.
Publicado no YouTube, o vídeo original tem cerca de um milhão de visualizações. Já o trecho onde ela comete a gafe, que foi editado e publicado em uma página de humor no Facebook, teve mais de 2 milhões de visualizações em menos de 18 horas, com quase 26 mil compartilhamentos até o horário de publicação desta reportagem.
Tanta repercussão fez com que o assunto entrasse em destaque nos trendings topics do Twitter – ranking que mostra os principais assuntos na rede social.
Surpresa
A repercussão de um vídeo que já tem um ano surpreendeu o pai da garota. “Começaram a ligar perguntando porque a Viih estava no Trending Topics, porque nós nem imaginávamos”, diz Fabiano Moraes.
Segundo ele, a própria youtuber chegou a brincar após a repercussão do erro, afirmando que estaria “lesada”. “A gente não pode esquecer que ela é uma criança e erra, temos que respeitar esse lado”, comenta o pai. A jovem também comentou o assunto em seu perfil oficial do Twitter.
Romero Britto (Foto: Reprodução / Twitter)
“Fui muito lerda na hora de gravar o vídeo porque estava escrito Romero Brito no caderno inteiro. Não sei da onde tirei a ideia ou como consegui confundir os dois porque uma coisa não tem nada a ver com a outra”, comenta a youtuber em entrevista ao G1 ao afirmar que já conhecia o trabalho de Picasso das aulas na escola.
Ela conta que não percebeu o erro durante a gravação do vídeo, mas que após a publicação, outras pessoas chegaram a criticar a gafe. “Não achei que fosse um problema. Até chegaram a comentar na época, mas agora os seguidores aumentaram. Não entendi direito porque foram rever esse vídeo agora.”
Já quanto a repercussão do vídeo, Viih afirma que levou tudo na “esportiva”. “As pessoas gostam muito de julgar porque acham que você tem que ser perfeita, mas tem muita gente que achou engraçado por ter sido espontâneo. Só porque eu confundi o nome do artista eu virei burra? Às vezes a gente erra e nem percebe”, diz.
A fama da estudante sorocabana surgiu na internet, depois que ela criou um canal de vídeos no Youtube onde fala sobre a rotina diária, que inclui assuntos como maquiagem e capinhas para celular. Hoje o canal tem mais de 2 milhões de inscritos.