Cerca de 2,2 mil trabalhadores da Volkswagen em Taubaté (SP) foram dispensados do trabalho nesta terça-feira (2). Essa é a terceira vez em menos de uma semana que a montadora suspende o expediente na unidade.
A informação da multinacional é de que a paralisação –chamada de ‘day-off’- acontece por falta de peças e afeta os trabalhadores do primeiro turno.
A suspensão do expediente na linha de produção teve início na última sexta-feira (29), quando os funcionários do segundo turno foram dispensados pela falta de peças. Na segunda-feira, os trabalhadores também foram dispensados. A empresa não informou a peça que estaria em falta, mas, segundo o sindicato, seriam bancos.
Os trabalhadores dispensados não terão descontos nos salários e a folga vai ser convertida em banco de horas. Por meio de nota a empresa informou que “está trabalhando para a regularização do fornecimento o mais rápido possível”. Segundo o sindicato, a empresa deve ter a produção retomada para o segundo turno, no período da tarde.
A unidade da montadora no Vale do Paraíba fabrica os modelos Gol, Up! e Voyage. Atualmente a empresa mantém 4,6 mil trabalhadores na fábrica de Taubaté.