Uma das estrelas da Volkswagen no Salão de Detroit é uma versão esportiva do Passat, batizada de Passat GT. O modelo estreou como conceito em 2016 e agora chega como versão de produção, com unidades limitadas e motor V6.
A série especial é baseada na configuração R-Line, mas exibe diferenciais estéticos como faróis de LED com luzes diurnas, para-choque emprestado da R-Line e nova grade frontal com uma linha vermelha à lá GTI. Há ainda emblemas GT, teto e capas dos retrovisores em preto, rodas de 19 polegadas, pinças de freio pintadas de vermelho, spoiler traseiro e dupla saída de escapamento.
Já o interior recebeu acabamento que mescla preto brilhante e desenho de fibra de carbono, emblemas GT e bancos revestidos de couro. Mecanicamente há suspensão esportiva e motor 3.6 VR6 que rende 283 cv e 35,6 kgfm de torque máximo a 2.500 rpm. A transmissão é a automatizada DSG de seis marchas e dupla embreagem com opção de trocas manuais em borboletas atrás do volante.O novo Passat GT deve começar a ser vendido nos Estados Unidos até meados de 2018, com preço inicial de US$ 29.090 – equivalente a quase R$ 94 mil.