Gol e Voyage com transmissão automática devem ser lançados no 2º semestre. Presidente da montadora alemã no Brasil não garantiu novo modelo na fábrica do interior de SP.
O Gol e o Voyage vão ganhar versões reestilizadas com câmbio automático. Os dois carros são produzidos pela Volkswagen em Taubaté e têm previsão de lançamento no começo do 2º semestre. O modelo ainda não está em produção na planta do interior de São Paulo.
A unidade recebeu nesta quinta-feira (29) a visita do presidente e CEO da multinacional alemã, Pablo Di Si. Na ocasião, em entrevista coletiva, ele falou da ofensiva da montadora no Brasil, que prevê o lançamento de 20 novos produtos até 2020 no país. O investimento total é de R$ 7 bilhões.
O câmbio automático que vai abastecer a linha de produção em Taubaté é produzido na Argentina. Gol e Voyage já contam com versões automatizadas de 5 marchas I-Motion no mercado. Os valores das novas versões, que deve ter seis marchas, são mantidos sob sigilo.
“Quando se fala do Voyage, o carro já tem concorrência no segmento com câmbio automático; mas com o Gol não, acho que vai ‘explodir’ em vendas. É uma decisão acertada essa produção”, avaliou Di Si.
Futuro
O presidente, responsável pela América do Sul e Brasil, disse estar otimista com as novidades, com foco na fábrica de Taubaté, mas não garantiu que a unidade vá receber a produção de um novo modelo, nem a que terá reativado o terceiro turno, que deixou de operar em fevereiro 2015.
A reativação do turno, segundo ele, seria uma consequência dos ‘indicadores da fábrica’, citando como parâmetro a melhoria na produtividade. A montadora não detalhou números da operação no Vale do Paraíba.
A Volks Taubaté tem 3,3 mil mepregados e, além do Gol e do Voyage, também fabrica o Up!.
A fábrica tem uma capacidade ociosa de cerca de 400 veículos por dia. Atualmente são produzidos cerca de 900 automóveis por dia e a planta comporta até 1.300. A Volkswagen também não informou, até a publicação desta reportagem, o percentual de Gols e Voyages que serão produzidos com câmbio automático.
FOTO : Foto: Terezinha Almeida/G1