A Volkswagen informou nesta terça-feira (11) que vai suspender a partir de agosto o Programa Seguro Emprego (PSE) – antigo PPE – na fábrica em Taubaté (SP). Com a decisão, a planta vai voltar a produzir cinco dias por semana após dois meses de jornada reduzida.
A redução de jornada teve início no último mês de junho e era aplicada a dois terços do efetivo de 4 mil trabalhadores da fábrica no interior de São Paulo. Mensalmente, eles tinham redução de 25% na jornada com a concessão de folgas. A previsão inicial é que o modelo fosse adotado até outubro.
A retomada da produção em ritmo normal ocorre menos de uma semana depois da montadora anunciar que a unidade da Volks em Taubaté vai ter exclusividade na produção do Gol. A linha de produção do modelo na unidade Anchieta, no ABC paulista, foi desativada para abrir espaço para produção do novo Polo e do sedã Virtus.
A montadora informou que suspendeu o PSE por causa da expectativa de aumento na produção em Taubaté em relação a 2016 – os números para a unidade não foram informados, mas a multinacional projeta aumento nas vendas em todo país de até 5% em 2017.
Além do Gol, a unidade do interior de São Paulo fabrica os modelos Up! e Voyage. No ano passado, o programa pró-emprego foi adotado entre janeiro e outubro.
Exportação
Parte da produção do Gol em Taubaté atende o mercado externo – as exportações do modelo dobraram em relação ao ano passado.
De janeiro a junho de 2017, aproximadamente 42 mil unidades do Gol foram exportadas, sendo um aumento de 98% em relação ao mesmo período de 2016. O Voyage teve 14 mil unidades exportadas neste ano.