Um vídeo que circula nas redes sociais mostra as colunas do prédio no Condomínio Andrea, em Fortaleza (CE), que desabou nesta terça-feira (15).
Até agora, cinco pessoas foram resgatadas com vida, segundo o Corpo de Bombeiros. Ainda conforme a corporação, mais de uma vítima nos escombros se comunicam com familiares e equipe de resgate.
Vídeo que circula nas redes sociais mostra as colunas do prédio que desabou nesta terça-feira, 15, em Fortaleza. Acompanhe todas as nossas informações: https://t.co/GCU5zeCYAr pic.twitter.com/gQWQIgP4MO
— O POVO Online (@opovoonline) October 15, 2019
De acordo com moradores, as pilastras, que estavam deterioradas, passavam por reforma. As obras preocupavam os moradores.Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), “guarnições do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuam com equipes de resgate especializadas em estruturas colapsadas e cães farejadores, além de equipamentos como drones, utilizados na varredura da área, e uma plataforma mecânica que possibilita uma visão elevada e central de toda a estrutura”
Várias guarnições do Corpo de Bombeiros estão no local, além de viaturas da Polícia e agentes da Defesa Civil. As equipes policiais isolam a área, organizando previamente ação de resgate.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros trabalha com hipótese de vazamento de gás no local, mas a situação das pilastras que sustentavam parte da estrutura do edicífio devem ser avaliadas.
Ambulâncias e socorristas estão no local. Helicóptero do Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) devem ser usadas
Conforme policiais militares, há vítimas conscientes nos escombros do prédio, inclusive se comunicando com socorristas.
A prefeitura da capital cearense informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que uma equipe da Defesa Civil do município, está também no local, mas ainda não tinha informações sobre vítimas ou se o imóvel estava vazio. No entanto, informações não oficiais dão conta que o porteiro do prédio conseguiu escapar.
De acordo com a jornalista Rebecca Fontes, alguns dos moradores ouviram uma explosão. Bombeiros afastaram todo mundo. “Dizem que estão ouvindo gritos. Um senhor, que está sob os escombros, ligou para a família”, escreveu ela, no Facebook.
Dona de um estabelecimento comercial que funciona a cerca de 100 metros do local onde o prédio desabou, Andrea Barbosa de Sousa disse à Agência Brasil que o edifício era residencial e estava ocupado.
(Foto: Reprodução Google)
“Só escutei um barulho muito grande. Foi tipo uma explosão. Eu saí correndo quando vi a nuvem de poeira chegando até aqui, na loja. Saí na calçada e não vi quase nada, só algumas pessoas correndo em meio à nuvem de poeira”. afirmou a comerciante ao retornar para fechar a loja que havia abandonado e deixado aberta. “Os bombeiros estão interditando a rua, pedindo para os vizinhos saírem de casa e atendendo a algumas pessoas”, acrescentou Andrea.
(Foto: André Bloc/O POVO/Rede Nordeste)