O morador de Vinhedo (SP) diagnosticado com varíola dos macacos recebeu alta do acompanhamento médico nesta terça-feira (21). Com isso, ele pode deixar o isolamento que cumpria em casa. O caso foi o segundo a ser confirmado no Brasil.
Já os pais dele, que são os únicos contactantes, seguem sendo acompanhados até 29 de junho, informou a prefeitura. Eles estão assintomáticos e não precisam ficar em isolamento, completou a administração municipal.
O Ministério da Saúde confirmou a infecção em 11 de junho. O jovem apresentou cansaço, febre e erupções na pele.
Viagem para Portugal
O rapaz infectado havia viajado pela Europa e um dos países visitados foi Portugal. Os sintomas começaram ainda durante a viagem, antes o retorno ao Brasil. Ele fez um teste e viajou em seguida.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde em SP, o resultado do exame saiu quando ele já estava de volta e o caso é considerado importado.
“O resultado positivo só foi confirmado por um laboratório espanhol após o desembarque no Brasil, ocorrido no dia 8 de junho”, disse a nota da Saúde de SP, na data da confirmação.
Novas amostras foram coletadas e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, informou o Ministério da Saúde, que criou no dia 23 de maio uma Sala de Situação para monitoramento dos casos positivos no Brasil.