O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira (21) o fechamento de 402 agências em todo o país. A medida faz parte de um plano de reorganização institucional que deve economizar até R$ 3,8 bilhões por ano. Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Região, 10 agências serão fechadas.
O plano foi aprovado pelo Conselho de Administração da instituição, e prevê, além do fechamento de agências, a transformação de unidades em postos de atendimento e um plano de aposentadoria incentivada. O Banco do Brasil tem cerca de 18 mil funcionários que já possuem condições de se aposentar. Os funcionários que aderirem vão receber um valor correspondente a 12 salários, além de indenização por tempo de serviço, que varia de 1 a 3 salários, dependendo do tempo de empresa. O período de adesão ao plano vai até 9 de dezembro.
Além do plano de aposentação, o BB também vai oferecer redução na jornada a 6 mil assessores da direção geral e das superintendências. A expectativa é diminuir em 16,25% o valor médio dos salários.
No 3º trimestre de 2016, o banco registrou lucro líquido de R$ 2,25 bilhões, valor 8,9% menor do que no mesmo período do ano passado. O número é ainda mais baixo se comparado ao mesmo período de 2014: queda de 26,6%.
Agências que serão fechadas
-
Aparecida – Rua Barão
-
Campos do Jordao – Platanus
-
Guaratinguetá – Bairro Pedregulho
-
Guaratinguetá – Frei Galvão
-
Jacareí – Jardim Esper
-
São José dos Campos – Centro (Comercial JK)
-
São José dos Campos – Avenida Bacabal
-
Taubaté – Quiririm
-
Taubaté – Jardim Jaboticabeira
-
Ubatuba – Avenida Iperoig
Agências que serão transformadas em postos de atendimento
-
São José dos Campos – Centervale Shopping
- São José dos Campos – Santana do Parnaíba
