Pelo terceiro dia consecutivo, na madrugada desta segunda-feira (13), cidades do Vale do Paraíba registraram as temperaturas mais baixas dos últimos seis anos. O frio também foi acompanhado de geada em algumas cidades.
São Luiz do Paraitinga e Campos do Jordão tiveram temperaturas negativas, com -1,7°C e -1,1°C respectivamente. Em São José dos Campos, os termômetros marcaram 1º C durante a madrugada, a menor mínima desde 2010. Em Taubaté os termômetros chegaram a 1,7 ºC.
Os dados foram divulgados pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe). Na noite anterior, São José dos Campos havia registrado a madrugada mais fria dos últimos cinco anos, com a menos mínima desde 2011. Em Campos do Jordão, as últimas noites foram as mais frias para junho desde 2010. Esta noite os termômetros ficaram em -1,1 °C e houve registro de geada.
De acordo com o Cptec/Inpe, a queda nas temperaturas acontece pela passagem de uma frente fria oceânica pela região. A passagem dessa frente fria, junto com o sistema de alta pressão, tem influenciado a queda brusca de temperaturas.
A previsão do centro de meteorologia é que as temperaturas continuem baixas no início da semana. A previsão é de que na terça-feira (14), a temperatura em São José dos Campos e Taubaté se mantenha em apenas 1º C e que no decorrer da semana os termômetros voltem a subir.