A homenagem à cantora Elis Regina rendeu à Vai-Vai o 15º título de campeã das escolas de samba de São Paulo. Apuração foi de tirar o fôlego com a vitória decidida no último quesito.
Foi uma vitória de virada e apertada por três décimos. No finalzinho da apuração, a escola do bairro do Bixiga acabou superando a Mocidade Alegre, que tentava o tetracampeonato.
Cada nota dez era comemorada na quadra da escola, lotada. Mas foi só o dez decisivo que empolgou a diretoria. No ano passado, a Vai-Vai terminou em 9º lugar. O último troféu tinha sido em 2011, com o enredo A música venceu, uma homenagem ao maestro João Carlos Martins, que acompanhou este ano cada nota dos jurados. “É mais difícil assistir uma apuração do que entrar para dar um concerto no Carnegie Hall”, conta o Maestro.
“O maestro João Carlos Martins é o nosso amuleto da sorte. Você vê que a música venceu com ele e a música tornou a vencer. Eu tinha certeza que a música ia vencer novamente”, diz o vice-presidente da Vai-Vai, Thobias.
O enredo campeão de 2015 foi ‘Simplesmente Elis’. Usou o refrão da canção de Milton Nascimento, Maria, Maria que empolgou o sambódromo. O carro abre-alas, de 90 metros, falando na infância da cantora gaúcha, ameaçou dar problema, no começo do desfile. Mas tudo correu bem e a escola conseguiu 269,9, dos 270 pontos. Ficou sem um décimo no quesito alegoria.
Maria Rita, filha de Elis, foi mestre de cerimônias. No carro ‘O fino da bossa’, com um Jair Rodrigues gigante, estavam os filhos do cantor, Luciana Mello e Jairzinho, junto da mulher, Tania Khalill. Os outros filhos de Elis, João Marcelo Bôscoli e Pedro Mariano, desfilaram acompanhando o apresentador e produtor musical Fernando Faro.
A escola tem uma bateria tradicional, uma chefe de ala com 100 anos de idade e 85 de Vai-Vai e uma velha guarda sempre presente. Assim que saíram da avenida, os três filhos de Elis Regina foram ao estúdio Globeleza. Eram mais de 6h da manhã do domingo e a escola continuava cantando e sambando, enquanto os portões se fechavam. A empolgação na avenida, mesmo depois de terminado o desfile, comoveu Maria Rita.
A escola do Bixiga é a mais antiga. Foi fundada em 1930 e a que tem mais títulos: 15, com o deste ano. “O povo foi determinante. A escola de samba Vai-Vai faz carnaval para o povo. E o povo deu resultado, a alegria deu resultado. Elis Regina deu resultado. Vambora para comunidade”, diz o presidente da Vai-Vai Neguitão.