Um dia após ser reinstalada, uma câmera do Centro de Operações Integradas (COI) de Taubaté foi explodida por vândalos na noite desta quinta-feira (20). A ação aconteceu por volta das 23h30 no bairro Esplanada Santa Terezinha. Ninguém foi preso.
De acordo com a PM, dois adolescentes teriam utilizado uma bomba de fabricação caseira para explodir o poste e fugiram após a ação. A PM informou que faz buscas pelos suspeitos na região, mas até o momento, ninguém foi preso.
O equipamento no bairro foi recolocado na última quarta-feira (19) e já havia sido alvo de vandalismo em outras três ocasiões, deixando de operar no final de setembro. Ao todo, 18 ataques ao sistema foram registrados na cidade desde a implantação, em junho deste ano.
O último ataque contra a câmera havia acontecido no dia 27 de setembro, quando dois criminosos explodiram a base com uma bomba. Na ocasião, casas tiveram os vidros estourados e o bairro ficou sem energia elétrica, depois que o poste caiu sobre a fiação do bairro.
Outro lado
A Prefeitura de Taubaté foi procurada no início da manhã, mas não comentou o caso até a publicação desta reportagem.
Concretagem
A reinstalação da câmera no Esplanada Santa Terezinha fazia parte da reforma de 15 postes do COI, que estão recebendo base de concreto desde a última terça-feira (18). O objetivo é evitar novos ataques aos equipamentos.