Um engenheiro da Nasa que idealizou um “carro voador” é o novo integrante da equipe da Uber nos Estados Unidos.
Mark Moore publicou em 2010 um projeto de veículos elétricos, os VTOLs, que decolavam e pousavam verticalmente, mas eram menores e menos barulhentes do que helicópteros (clique aqui para ler, em inglês).
Agora, ele deixa a agência espacial americana depois de 30 anos para ocupar o cargo de diretor de engenharia de aviação na Uber, reportou o site da agência Bloomberg nesta segunda-feira (6).
A ideia não é que a empresa de transporte comece a criar um carro voador sozinha, mas abrir caminho no mercado para esse tipo de tecnologia, disse ele ao site.
A empresa explicou que quer organizar a indústria para acelerar o desenvolviment desses veículos. Para Moore, a Uber, com 55 milhões de clientes em todo o mundo, consegue demonstrar de forma única que este pode ser um mercado enorme, lucrativo e seguro.
Segundo a reportagem, a Uber acredita que os táxis aéreos serão usados para deslocamentos que não superem 150 km. Os veículos decolariam e pousariam em pontos específicos de onde os clientes seguiriam para seus destinos por meio de carros comuns da companhia.
No intervalo entre desembarque e embarque os motores poderiam ser recarregados ao menos parcialmente. Um ensaio sobre o assunto foi publicado pela start-up no ano passado (clique para ler, em inglês) com a contribuição de Moore e de outros
Outras companhias têm investido em futuros pequenos veículos voadores, entre elas a Airbus, também no Vale do Silício, na Califórnia. A empresa europeia planeja apresentar um protótipo até o fim do ano e produzi-lo a partir de 2020.
Carros autônomos
Além de investir em veículos voadores, a Uber também foi a primeira empresa a oferecer carros autônomos para consumidores nos EUA. Alguns veículos do tipo fazem parte da frota da companhia em Pitsburgh e no Arizona.
O serviço ainda acontece em caráter de teste, com poucas unidades e percurso limitado. Em todas as viagens, há um motorista a postos para assumir o controle em qualquer emergência e um engenheiro da Uber, acompanhando o comportamento do veículo.
Os carros também chegaram a circular em São Francisco, na Califórnia, mas tiveram de ser retirados por falta de permissão oficial. Atualmente, os veículos autônomos da Uber que rodam no estado são apenas para mapeamento das vias.
Outras empresas testam veículos autônomos, mas ainda por meio de funcionários. Não há carros do tipo à venda no mercado, apenas os chamados semiautônomos, como os da Tesla e da Volvo, que conseguem rodar sem intervenção do motorista dentro de certos limites.