O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu nesta segunda-feira (12) uma liminar que mantém no cargo o prefeito deTaubaté, Ortiz Júnior (PSDB), e o vice-prefeito, Edson Aparecido (PTB), até o julgamento do recurso contra cassação dos dois. Eles foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em novembro por abuso de poder econômico e político durante a campanha de 2012.
Na última terça-feira (6), a defesa dos políticos havia entrado com recurso no TSE contra a cassação. O recurso com efeito suspensivo à cassação já havia sido negado anteriormente pelo TRE.
Com a decisão do TSE, o prefeito e o vice-prefeito devem permanecer no cargo por tempo indeterminado, uma vez que não há previsão para que o o julgamento aconteça.
A decisão foi tomada pelo ministro João Otávio de Noronha, definido pela Corte como relator do processo. No despacho, Noronha alegou que a liminar tem como objetivo “evitar a sucessiva alternância de poder na chefia do Poder Executivo”. Não cabe recurso do Ministério Público, autor da denúncia, contra a decisão.
Antes de ser condenado pelo TRE no início de novembro de 2014, o tucano teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral de Taubaté em 2013. Na ocasião, ele recorreu ao TRE para tentar reverter a decisão.