Começa nesta sexta-feira (12) o treinamento para os convocados e nomeados pelas três zonas eleitorais de Mogi das Cruzes para trabalhar nas eleições de 2014. Estima-se que pouco mais de 4,6 mil pessoas sejam capacitadas para atuar no dia de votação.
Segundo os chefes de cartório de Mogi das Cruzes, as turmas foram divididas e os encontros acontecem em dias diferentes. O treinamento também será ministrado para os convocados para trabalhar em Biritiba Mirim e Guararema, que fazem parte da zona eleitoral 319 de Mogi das Cruzes. Quem participar do treinamento tem direito a dois dias de folga no trabalho e a negociação deve ser feita diretamente com o empregador. Quem não participar perde o direito.
Conforme explica a servidora da zona eleitoral 74, Márcia Cunha, a primeira turma a receber as orientações são os 150 convocados para trabalhar nas seções de justificativa. O treinamento acontece nesta sexta-feira (12) a partir das 15h, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe).
A duração do encontro, segundo a servidora, tem previsão de duração de até três horas, mas pode acabar antes disso, . “A duração do encontro depende dos participantes e do número de dúvidas que possa aparecer”, disse.
De acordo com a Márcia, no sábado (13) e domingo (14) é a vez dos presidentes de seção, mesários e secretários. Os encontros também acontecem no Cemforpe e começam às 10h. Segundo ela, o número de participantes pode mudar, pois os convocados ainda devem entrar em contato com o cartório eleitoral para mudar o dia do treinamento. “Separamos as turmas observando a capacidade de lotação do Cemforpe, mas ainda dá tempo para quem optar por mudar o dia. Em todos os encontros vamos orientar sobre procedimentos e outros temas, como a destinação de materiais”, contou.
A servidora destaca que as pessoas que não compareceram ao treinamento, tanto para as seções de justificativa como para as demais seções e tiver interesse em receber as orientações pode ir até a zona eleitoral de origem para retirar a cartilha e esclarecer dúvidas. Como os dias de folga, assegurados por lei, são garantidos apenas a quem participar do treinamento, aquele que fizer a opção de procurar um cartório depois da realização dos encontros perde o direito.
Zona Eleitoral 319
Na terça-feira (16) e quarta-feira (17) o Cemforpe vai receber às 19h os 670 convocados pela zona eleitoral 319 para trabalhar em Mogi das Cruzes, de acordo com a auxiliar de cartório, Regina Paula de Deus Pinto. Os 230 convocados para trabalhar em Biritiba Mirim, participam de treinamento na terça-feira (23), às 19h, no Centro Pastoral.
A auxiliar de cartório explica ainda que quem vai trabalhar em Guararema receberá treinamento na quarta-feira (24), às 19h, no Guararema Futebol Clube. São esperadas 230 pessoas.
Zona eleitoral 287
Segundo a auxiliar de cartório da zona eleitoral 287, Magda Sousa Nóbrega, para os 2.055 convocados, o treinamento acontece nos dias 21, 22, 23 e 24 deste mês, também no Cemforpe. Com exceção dos convocados para atuar nas seções de justificativa, os demais convocados foram chamados a receber treinamento nos dias 21, 22 e 23.
Ela conta que no domingo (21) o treinamento acontece a partir das 10h. Na segunda-feira (22) e terça-feira (23), o encontro será a partir das 17h.Os 220 convocados para trabalhar nas seções de justificativa participam de encontro na quarta-feira (24) a partir das 17h.
Suzano
Segundo a chefe do cartório 181 de Suzano, Imaculada Pires de Almeida, as reuniões terminam na segunda-feira (15). Quatro turmas da zona eleitoral 181 têm encontro previsto nesta sexta-feira (12) e segunda-feira (15). Nos dois dias às 10h e às 14h, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal.
Segundo ela, no total, foram convocadas 1.901 pessoas pela zona eleitoral 181 e a maior parte já participou dos encontros. Esses são os últimos dias agendados para treinamento, mas a chefe do cartório 181, Imaculada Pires de Almeida, explica que aqueles que não puderem comparecer podem buscar informações por telefone ou pessoalmente.
Imaculada diz que sem mesário não há eleição. “Estamos com uma lista das pessoas que não puderam comparecer aos encontros e programamos turmas extras. É muito importante que os convocados não fiquem sem treinamento”, disse a chefe do cartório.
Na zona eleitoral 415, os treinamentos já aconteceram nos meses de julho e agosto. Ao todo, foram convocados 1.615 mesários. Quem não compareceu, pode procurar um dos cartórios e pedir informações.
Itaquaquecetuba
O chefe substituto da zona eleitoral 419, Douglas Batista, conta que os treinamentos também já aconteceram em Itaquaquecetuba. No total, 3,2 mil pessoas, entre mesários e apoio logístico, participaram dos encontros das zonas eleitorais 377 e 419.