A Sabesp retomou o tratamento de água em Pindamonhangaba (SP) no final da noite desta terça-feira (9). Com isso, a previsão é de que o abastecimento seja retomado nesta quarta-feira (10).
A interrupção aconteceu por volta das 12h30 de terça-feira depois que os rejeitos da barragem rompida em Jacareí na última sexta-feira (5) atingiram a água captada para o abastecimento da cidade. Cerca de 160 mil pessoas ficaram sem água.
Com o avanço da mancha de rejeitos no curso do rio, desde o fim de semana os técnicos da Sabesp já monitoravam a situação da água no trecho de Taubaté e Pindamonhangaba. Nesta terça, foi constatado que seria necessário interromper o abastecimento apenas na segunda cidade. Casos de emergência são atendidos pela Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195.
Além de Pindamonhangaba, a cidade de São José dos Campos foi afetada pelo acidente ambiental e cerca de 500 mil moradores tiveram o abastecimento interrompido no fim de semana. A situação na cidade só foi normalizada nesta segunda-feira (8), segundo a Sabesp.
Rompimento de barreira
Segundo a Agência Ambiental de São Paulo (Cetesb), o acidente foi causado pela mineradora Rolando Comércio de Areia, que fazia a extração de areia no local. A empresa lançava, irregularmente, os rejeitos do tratamento de areia na lagoa da Mineração Meia Lua 1, empresa que está com as atividades paralisadas.
Com o lançamento não autorizado, houve elevação do nível da lagoa, o que acabou por provocar o rompimento da barragem, instalada entre a lagoa e o rio. Ninguém ficou ferido. A barragem foi reparada na tarde de sábado.
A Cetesb informou que após a análise da amostra da água lançada no Paraíba e, com base no que foi apurado no local, vai avaliar a penalização cabível à Rolando Comércio de Areia.