O musical da Broadway “Hamilton”, escrito e protagonizado por Lin-Manuel Miranda, confirmou as previsões e ganhou 11 prêmios Awards, considerado o Oscar do teatro americano. A 70ª cerimônia de premiação aconteceu na noite deste domingo (12), em Nova York (veja abaixo a lista de ganhadores).
Indicado em 16 categorias ao todo, “Hamilton” conseguiu, entre outros, os prêmios de melhor musical, roteiro, direção, figurino, coreografia e atores coadjuvantes de ambos os sexos (Renée Elise Goldsberry e Daveed Diggs). Mas não conseguiu bater o recorde de 12 Tony de “Os produtores”, de Mel Brooks, de 2001.
Onspirado na vida de um dos heróis da independência e fundadores dos Estados Unidos, Alexander Hamilton, “Hamilton” conta a história de protagonista com trilha sonora de hip-hop, R&B, baladas e danças tradicionais da Broadway.
Desde a estreia em agosto do ano passado, o musical se tornou um fenômeno do teatro americano, atraindo diversas celebridades, incluindo o presidente Barack Obama.
Além de “Hamilton”, os prêmios foram divididos principalmente entre as produções “Humans”, que ficou com o prêmio de melhor trabalho em peça não musical, “Um panorama visto da ponte”, nova montagem do texto de Arthur Miller, e “A cor púrpural”, ganhadores dos melhores “revivals” na Broadway.
Dois veteranos, Jessica Lange e Frank Langella, faturaram o prêmio de melhor atuação de teatro não-musical com “The father” e “Long day’s journey into the night”, respectivamente.
Massacre em Orlando
Miranda citou o ataque ocorrido na boate gay Pulse em Orlando durante seu discurso de agradecimento. Em uma mensagem gravada antes da transmissão ao vivo, o apresentador do evento James Corden, disse que a noite seria dedicada às vítimas do massacre.
“Sua tragédia é nossa. O teatro é um lugar onde todo mundo tem um lugar, todas as raças, todas as orientações sexuais, religiões, e o ódio nunca pode com ele”, disse ele antes da abertura oficial da premiação.