As chuvas do fim de semana obrigaram 171 pessoas a sair de suas casas em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. De acordo com a Defesa Civil, foram registrados 585 milímetros de chuva nas últimas 72 horas, volume três vezes maior que o esperado.
O bairro Camburi ficou isolado e os moradores estão recebendo ajuda com alimentos e suprimentos com helicópteros e embarcações.
A chuva também causou problemas nas rodovias Rio-Santos e Oswaldo Cruz, com deslizamentos de terra.
O volume de água deixou vários bairros alagados. Ao todo 71 pessoas estão em abrigos. Do número, 30 são moradores do bairro Picinguaba, que desde a última semana vinha registrando alagamentos. Outras 41 são do bairro Parque Guarani.
No Quilombo que fica em Ubatuba, são 100 pessoas que saíram de suas moradias e foram para um camping. Apesar disso, a Defesa Civil afirma que a moradia dessas pessoas não corre risco.
Estradas
Por causa da chuva, várias estradas tiveram interdições. Na rodovia Rio-Santos, há interdição total por causa de deslizamentos de terras nos kms 1, 6, 7 e 8, todos em Ubatuba.
Já na região da Praia do Félix, na altura do km 34, onde houve a ruptura total de uma faixa na última sexta-feira (1), o tráfego, que antes estava interrompido, foi liberado no início da manhã de domingo (3), com funcionamento em sistema Pare e Siga.
A descida da Tamoios foi interditada às 23h do último sábado (2), a partir do km 58, antes do início da serra. O trecho só foi liberado neste domingo (3), 19 horas depois da interdição.
Na Oswaldo Cruz, há interdição por queda de barreira e árvore na pista do km 66 ao km 88.