Grandes partes da metrópole de Houston, a cidade mais populosa do estado americano do Texas, estão inundadas após a chegada do furacão Harvey, transformado em tempestade tropical. Segundo especialistas, os danos provocados podem ser semelhantes aos do furacão Katrina de 2005, considerado o mais custoso desastre natural da história dos EUA.
O Centro Nacional de Furacões classificou as inundações de “sem precedentes”. Estima-se que haja mais fortes chuvas até sexta-feira.Em uma semana, as chuvas podem equivaler à média de precipitação de um ano inteiro na região. Diante da previsão, ainda é muito cedo para estimar os danos , comunicou a Insurance Information Institute , uma organização da indústria de seguros neste domingo (27/08).
A tempestade Harvey provocou ao menos cinco mortes , segundo o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS). Na parte sul do Texas, a situação segue precária. De acordo com o governador do estado, Greg Abbott, massivas operações de resgate com centenas de barcos e dezenas de helicópteros estão em andamento. Foram mobilizados três mil membros da Guarda Nacional, e 250 estradas foram bloqueadas. Os dois aeroportos da cidade foram fechados.
Autoridades previram mais 60 centímetros de chuva no Texas . Os serviços de emergência estão sobrecarregados e só atendem chamadas de casos de vida ou morte. Isso deixou muitos residentes com a escolha única de ficar em suas casas e lidar com os níveis crescentes de água ou se arriscar em inundações perigosas. O Centro Nacional de Furações pediu que as pessoas que estejam seguras permaneçam em suas residências , embora haja o temor de que muitas pessoas tentarão sua sorte nas águas nos próximos dias.