O Taubaté cortou uma série de oito jogos sem vitória na Copa Paulista, virando o placar e fazendo 3 a 1 na Portuguesa Santista, nesta quarta-feira à noite, no Joaquinzão. Em partida com os dois times já eliminados e cumprindo tabela, o visitante saiu da 11ª rodada ainda sem vencer na competição.
Na escalação taubateana, o volante Alan Mota voltou de suspensão por terceiro cartão amarelo, na vaga deixada pelo atacante Gabriel, desfalque pelo mesmo motivo. Na lateral esquerda, Paulo Henrique recuperou a posição perdida para Wellington Carioca. Na Portuguesa Santista, o atacante Lucas Lino retornou de suspensão.
Diante de 178 torcedores pagantes que proporcionaram a renda de R$ 1.840,00, o Taubaté começou no ataque. Aos 15 minutos, quase abriu o placar, mas uma cabeçada do zagueiro Guilherme pegou no travessão.
No final, aos 40, a Portuguesa Santista fez um gol de contragolpe. O meia Daniel aprofundou um passe pela direita e Lucas Lino desceu em velocidade e finalizou na saída do goleiro Yuri.
Na volta do intervalo, o Taubaté demonstrou que poderia alcançar um resultado bem melhor. E quando o meia Bruno Sabiá entrou no lugar do volante Cléber, a reação foi transformada em gols.
Aos 14 minutos, o lateral Jean fez um bom passe para Léo Aquino tirar o marcador do caminho e mandar um chute no ângulo, fazendo 1 a 1. Aos 21, Jean levantou uma falta da direita e Alan Mota, com uma cabeçada da meia esquerda para o canto esquerdo, deslocou o goleiro e marcou o segundo.
A Portuguesa Santista ainda teve um chance de gol, mas o Taubaté manteve o volume de jogo ofensivo e comemorou um terceiro gol, aos 42. Bruno Sabiá fez boa jogada entre três marcadores e deu um passe que Léo Aquino valorizou na finalização.
Aliviado pelo reencontro com a vitória, o Taubaté agora terá a sua penúltima partida no sábado, às 15h, visitando o Água Santa, em Diadema. Fora da briga por classificação, o time usa o torneio como laboratório para a Série A-2 do ano que vem.
Os times
O Taubaté, do técnico Alexandre Ferreira, atuou com: Yuri; Jean, Luiz Matheus, Guilherme e Paulo Henrique; Cléber (Bruno Silva 11´/2º), Alan Mota, Tinga e Rodrigo Soares; Léo Aquino e Chuck (Lucas Grossi 35´/2º).
A Portuguesa Santista, do técnico Ricardinho: Rogério; Felipe Piá (Rafael Simi 38´/2º), Dema, Lucão e Alexandre Gaúcho (Kauê Ramos 30´/2º); Carioca, Bruno Sacomani, Pedro Guimarães e Daniel; Mário Newton e Lucas Lino.
O árbitro foi Danilo da Silva, com os assistentes William Trufelli Malaquias e Renata Ruel Xavier de Brito. O quarto árbitro: Daniel Carlos Luciano Fernandes.