Taubaté retoma nesta quinta-feira (26), a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza para os grupos prioritários dos idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. A primeira fase da campanha segue até o dia 15 de abril e prevê a vacinação de 32.323 idosos acima de 60 anos e 8.904 trabalhadores da saúde em Taubaté.
A prefeitura reforça a orientação de que não há necessidade de comparecimento em massa neste início da campanha.
Carros de som vão circular pela manhã pelos postos de vacinação com mais aglomerações para alertar a população sobre os cuidados com a higiene, distanciamento nas filas e a necessidade de retorno ao isolamento social após a aplicação da vacina.
A vacinação acontece das das 8h às 11h. A única exceção é a escola de referência da UBS Mais Independência, onde a vacinação acontece entre 8h e 15h.
Profissionais das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) mantêm a visitação às residências para aplicar as doses nos idosos acamados em suas áreas de abrangência. O Qualist continua a vacinar em casa os idosos acamados. Se o idoso acamado for paciente de um Pamo, é necessário o encaminhamento de um pedido médico à Vigilância Epidemiológica para a vacinação em casa.
Equipes volantes também fizeram esta semana a aplicação de vacinas em idosos com dificuldades de deslocamento que entraram em contato com o Call Center do coronavírus.
Entre os dias 16 de abril e 8 de maio, a campanha de vacinação vai abranger os grupos de professores, pacientes crônicos, representantes das forças e segurança e salvamento. De 9 a 22 de maio, é a vez de vacinar crianças com mais de seis meses, gestantes, puérperas, indígenas, detentos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 anos a 59 anos.
A soma de todos estes públicos é de 120.827 pessoas. A campanha de vacinação termina no dia 22 de maio.