A Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirmou na tarde desta segunda-feira (4) a morte de uma idosa de 86 anos pelo vírus Influenza A. Com este óbito, sobe para seis o número de mortes causadas pela gripe na cidade em 2018.
Segundo a prefeitura, a idosa morreu no dia 18 de abril em casa. Ela não chegou a ser internada e a suspeita da morte causada pela doença foi levantada durante a autópsia, no Serviço de Verificação de óbito (SVO). Amostras de material genético da vítima foram encaminhadas para Instituto Adolfo Lutz, que confirmou a doença.
Ao todo, a cidade registrou seis mortes por gripe desde janeiro. O último caso foi também de uma idosa, de 72 anos. Ela morreu no dia 23 de março. O óbito foi confirmado por influenza A, no início do último mês.
Outros dois jovens, 19 e 20 anos, também foram vítimas da doença em março e um bebê de três meses e outra idosa, de 70 anos, no início de fevereiro. Além dos óbitos, a cidade registra 26 casos de gripe confirmados em pacientes em tratamento.
A vacinação continua na cidade até o dia 15 de junho. A vacina está disponível nos 21 postos da cidade, de segunda a sexta-feira. Desde o início da campanha, mais de 56 mil pessoas foram imunizadas.