O Taubaté comemora nesta quarta-feira o segundo aniversário da conquista do título da Série A-3 de 2015. E a um mês da estreia na Copa Paulista, deve abrir a última etapa de contratações para a formação do elenco.
Na terceira divisão de 2015, o Taubaté conquistou o acesso e também o direito de decidir o título contra o Votuporanguense. No jogo ida, em Votuporanga, perdeu por 3 a 0 e ficou em situação bem desfavorável para a partida de volta. Todavia, no dia 31 de março, em uma manhã de domingo chuvosa, no Joaquinzão conseguiu uma atuação espetacular e histórica, goleando por 4 a 0.
Como os investimentos para a campanha bem sucedida deixaram contas pendentes, o clube preferiu esperar a Série A-2 de 2016 e sem disputar a Copa Paulista. E depois de ter tomado a mesma decisão no ano passado, resolveu experimentar um planejamento, diferente.
Nesta temporada, antes mesmo do último jogo do time pela Série A-2, o presidente Eduardo Cursino avisou que o Taubaté participaria da Copa Paulista. O vice-presidente Gilsinho Rezende, um dos responsáveis pelo futebol do clube, destacou que seria interessante manter uma base do elenco para evitar um recomeço do zero na pré-temporada da Série A-2 do ano que vem.
Em um primeiro momento, o Taubaté anunciou a contratação do técnico Alexandre Ferreira, de excelente campanha pelo concorrente Batatais. Simultaneamente, foi acertando um novo contrato com jogadores que permanecerão no clube ou estão voltando: o goleiro Celio Gabriel, o zagueiro Eder, o lateral-esquerdo Wellington Carioca, o volante Alan Mota e os meio-campistas Rodrigo Soares e Gabriel.
Outros jogadores já foram sondados e alguns estão apalavrados. E com a intertemporada de treinos prevista para começar na segunda-feira, os demais integrantes do reformulado elenco devem ser anunciados. E com a chegada do presidente do conselho deliberativo Otávio Alves Corrêa Filho, que estava viajando, o ritmo das negociações será acelerado.
No torneio
Na Copa Paulista, o Taubaté estará no Grupo 3 com outros sete times: Santos B, Portuguesa, São Caetano, Juventus, Água Santa de Diadema, Nacional de São Paulo e Portuguesa Santista. Os oito terão enfrentamento de turno e returno, disputando quatro vagas na sequência da competição.
A estreia do Taubaté será no dia 30 de junho, uma sexta-feira, às 20h, recebendo o Juventus no estádio Joaquim de Morais Filho.