A Prefeitura de Taubaté (SP) publicou um decreto que autoriza serviços de bicicletas e patinetes compartilhados na cidade. A estimativa é que a modalidade comece a operar no início de 2020.
De acordo com a publicação, de sexta-feira (6), a intenção é incentivar a utilização segura dos veículos para deslocamento e lazer. O sistema de compartilhamento deve priorizar pontos de maior movimentação do transporte público e locais próximos às ciclovias já existentes.
A utilização dos veículos será permitida somente em vias, ciclovias e ciclofaixas com velocidade máxima de 20km/h. No caso dos patinetes, os condutores terão que respeitar as regras Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do código de trânsito brasileiro.
A empresa que for operar o sistema vai ter que pagar 5% do valor total das viagens para a prefeitura. A receita obtida vai para o sistema de mobilidade urbana do município.
O próximo passo para implementar o serviço no município é a abertura de um edital de chamamento das empresas interessadas.